
Diário do Comércio: 92 anos em defesa dos interesses de Minas
Parece que foi ontem! E, embora já complete, nesta sexta-feira (18), 92 anos, o Diário do Comércio mantém o frescor de quem atravessou o século 20 – o breve, nas palavras do historiador inglês Eric Hobsbawn – e avança pelo terceiro milênio sempre a serviço da informação correta e da democracia.
Nascido Informador Comercial, em 1932, ano marcado pela morte de Santos Dumont, a ascensão de Hitler na Alemanha e a Revolução Constitucionalista, o Diário do Comércio abraça a revolução digital e pavimenta o caminho para o centenário.
Para o diretor-executivo e de Mercado do Diário do Comércio, Yvan Muls, esse é um momento ímpar na história do Diário do Comércio, onde passado e futuro se conectam por meio de novas entregas.
“Quando completamos 90 anos, foi um momento de muita celebração, de reconhecimento da nossa trajetória. Agora, olhando para os 92 anos, é especial porque estamos realmente olhando para o presente e para o futuro, trazendo o entendimento da nossa trajetória e a compreensão da nossa proposta de valor ao longo do tempo para o mercado. Fazemos uma reflexão como veículo de comunicação materializada nas nossas entregas”, afirma Yvan Muls.
Na primeira semana de junho deste ano, foi lançada a nova marca do Diário do Comércio, criada pela Greco Design, reunindo o símbolo de porcentagem (%) – utilizado para representar a proporção de uma parte em relação a um todo, indicando quantidades ou taxas em termos de centésimos –, e a vírgula, usada para separar orações, isolar elementos adicionais, separar adjetivos e indicar pausas na leitura.
A combinação dos elementos destaca o impacto dos números na história. A nova marca estreou com um novo portal com novas funcionalidades e conteúdos especiais. As redes sociais e canais digitais também ganharam novos projetos e, na versão impressa, a nova diagramação confere ao conteúdo leveza e modernidade.
Segundo a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, 2024 tem sido um ano de muitas conquistas, com o lançamento de uma nova marca, a parceria com a Rádio Itatiaia, a produção de matérias propositivas e páginas especiais, a chegada de novos colunistas, a realização do podcast Mercado & Finanças, entre outros projetos.
“Tudo isso acontece a serviço da nossa audiência. A variedade de plataformas – do impresso às redes sociais – é para distribuir e alcançar o leitor da forma que for mais conveniente para ele naquele momento com uma informação profunda, que seja capaz não só de informar, mas também subsidiar as decisões desse leitor”, explica Adriana Muls.
Conselho Consultivo fortalece governança corporativa
A fundadora da Escola da Família Empresária, Juliana Costa Gonçalves, é a nova integrante do Conselho Consultivo do Diário do Comércio. O objetivo é ampliar os conceitos de gestão e governança corporativa trazidos pela experiência da consultora. Membro da terceira geração da família, ela volta ao Conselho onde atuou entre 2015 e 2019.
“Temos muito orgulho do Diário do Comércio ser oriundo de uma família empresária, com as suas dificuldades e também com superação dos momentos mais difíceis. Hoje somos um grupo coeso, com orgulho do propósito que vem desde o nosso avô. Eu fico muito feliz de estar retornando ao Conselho Consultivo do Diário do Comércio, empresa fundada pelo meu avô e onde eu iniciei minha vida profissional como jornalista. É um momento ímpar, quando meus primos, Adriana e Yvan, estão na liderança da empresa, desenvolvendo um trabalho magnífico, reconhecido pela família proprietária e pelo mercado. Volto para contribuir com a minha experiência, estando ao lado deles, especialmente da Adriana, que se firma como uma liderança feminina no Estado”, analisa Juliana Costa Gonçalves.
Prêmio José Costa e Movimento Minas 2032 materializam propósito do Diário do Comércio
Ao mesmo tempo em que comemora os 92 anos, o Diário do Comércio prepara a 9ª edição do Prêmio José Costa, com o tema “Colaboração”. Criado em 2007, visa resgatar os valores do empresário e jornalista José Costa, fundador do Diário do Comércio, que sempre utilizou seu jornal como instrumento de mobilização sob a ótica do bem comum. Assim, o jornalista se tornou referência na defesa de um desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais pautado em valores que são cada vez mais necessários para a construção de um novo modelo econômico nos dias atuais.
O Prêmio José Costa conclama a união dos setores, empresários, academia, ONGs, políticos, formadores de opinião e sociedade para uma discussão ampla e conjunta que favoreça um novo ambiente de negócios, responsável, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.
“O que a gente faz, hoje, nada mais é do que honrar toda essa história e ser coerente com a nossa essência. Refletimos sobre o que podemos fazer para continuar contribuindo com o nosso propósito e, enfim, mostrar esse movimento de projeção de futuro. Então, a gente vem com a marca nova, com uma série de projetos e parcerias, justamente para projetar o futuro e continuar crescendo. Diversificamos as formas de entrega de conteúdo, contribuindo sempre com o desenvolvimento socioeconômico de Minas. O Diário do Comércio vive um momento muito efervescente no sentido de criatividade dos nossos projetos, porque uma empresa que completa 92 anos precisa, no mínimo, mostrar sua vitalidade”, pontua Adriana Muls.
Criado em 2017, o Movimento Minas 2032 (MM2032) tem como base a urgência de que todos os setores da sociedade se apropriem das respectivas responsabilidades para a construção de um futuro mais sustentável, justo e igualitário. Que sejam capazes de buscar em conjunto e se apoiar mutuamente na construção de soluções para problemas estruturantes da nossa sociedade.
A iniciativa é capitaneada pelo Diário do Comércio em parceria com o Instituto Orior. Ela articula a sociedade para a construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e fortalecimento de Minas Gerais. Tem como base de orientação os ODS e a Agenda 2030.
“O Prêmio José Costa e o MM2032 dão materialidade ao nosso propósito. Ambos unem passado e futuro porque têm como objetivo resgatar os valores de José Costa, entendendo que eles seguem importantes para o desenvolvimento de Minas. Estamos fazendo o mesmo que ele e as lideranças da sua época faziam em prol de Minas Gerais, que era um projeto de futuro para o Estado através da articulação. O Movimento Minas propõe uma articulação com a atualização dos valores de José Costa pautados no bem comum. Traduzimos isso nos ODS que são um grande pacto que orienta para onde a sociedade precisa ir”, destaca.
Diário do Comércio destaca ODS na Rede Minas
Para fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Minas, o Diário do Comércio, em parceria com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), lança a série Opinião Minas – Diálogos DC.
A primeira temporada, com cinco programas, será exibida entre os dias 4 e 8 de novembro, às 20h30min, na Rede Minas e nas redes sociais do Diário do Comércio. A série, apresentada por Érica Vieira, conta com a presença de jornalistas convidados do Diário do Comércio, especialistas, representantes da iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil. A partir de dezembro, as edições do programa serão mensais.
Outra parceria importante firmada pelo Diário do Comércio em 2024 foi com a Rádio Itatiaia, que opera no dial AM 610 kHz e FM 95,7 MHz, em que os dois veículos de comunicação compartilham conteúdos. Mais recentemente, além da participação nos programas previamente acordados – Jornal da Itatiaia, Jornal da Rede e Jornal da Itatiaia Noite –, as reportagens enviadas pelo Diário do Comércio para a rádio têm sido utilizadas em outros produtos da programação, como Café com Notícia e Rádio Vivo. Esse mesmo conteúdo, por vezes, também tem sido distribuído para as emissoras afiliadas, que reproduzem para todo o Estado.
“A Rede Minas faz parte do grupo de trabalho ‘ODS na mídia’, do MM2032. Entendemos que uma parceria poderia ajudar a democratizar o acesso a essa discussão e a aumentar o engajamento da sociedade mineira em torno dos ODS. Assim, Diário do Comércio e Rede Minas multiplicam o alcance e o resultado das suas ações. Isso é cooperação no seu sentido mais amplo. O mesmo acontece na nossa parceria com a Rádio Itatiaia. De um lado, o Diário do Comércio, com a sua expertise na cobertura econômica, fortalece essa editoria junto aos ouvintes da Itatiaia. Do outro lado, a rádio, com sua capilaridade, permite que o nosso conteúdo alcance todo o Brasil”, avalia a presidente do Diário do Comércio.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/diario-comercio-92-anos-defesa-interesses-minas/